50 of the Best Business Card Designs

Quais são os tipos de fonte?

A classificação de fontes é um verdadeiro desafio e são muitos os critérios envolvidos pelos interessados no assunto, cada critério com suas próprias definições históricas e técnicas. Algumas classificações incluem Old Style, Gótico ou Humanista.

Para simplificar aqui, vamos focar em 4 categorias básicas que serão úteis para entender melhor do assunto e te deixar mais seguro para escolher fontes para projetos, e discutir suas escolhas com outras pessoas.

Serifadas: Fontes serifadas apresentam pequenos traços ou prolongamentos no final de suas letras. Elas geralmente representam os conceitos de seriedade e tradicionalidade.

Sem serifa (sans-serif): Estas fontes não têm as linhas extras no final das letras. Por esse motivo, são geralmente consideradas mais modernas e dinâmicas.

As serifas são comumente consideradas, em design impresso, facilitadoras em passagens longas, guiando o movimento dos olhos pelas linhas do texto. No entanto, por serem geralmente pequenas e finas, as serifas geralmente não se apresentam tão bem em telas digitais (parecendo distorcidas e gerando ruído e quebra ao invés de clareza), então muitos designers priorizam o uso das fontes sem serifa para uso na web, especialmente em tamanhos pequenos.

 Cursivas (script): Abrange as fontes manuscritas ou caligráficas passando por vários estilos diferentes, de elegante, pessoal e exclusivo a divertido e descontraído.

Decorativas ou fantasia (display): Fontes destinadas a chamarem sua atenção. Elas geralmente são mais inusitadas do que práticas e devem ser usadas em pequenas doses, para efeito e propósito específicos.

Fonte ou família tipográfica?

Você já deve ter ouvido o texto que usa em projetos de design sendo chamado tanto de fonte quanto de família tipográfica (typeface) e se perguntado se os termos significam a mesma coisa. Técnica e historicamente (em termos de composição tipográfica), são coisas diferentes, mas hoje em dia, são expressões frequentemente usadas sem distinção. Se você está interessado em entender a diferença, algumas breves definições podem ajudar:

 Família tipográfica é o design; fonte é como esse design é apresentado.

Família tipográfica + estilo + tamanho = fonte

A distinção vem da tipografia enquanto tradicional processo de impressão com tipos móveis. O estilo ou design único do alfabeto que identificamos pelo nome, como Times New Roman e Bodoni, por exemplo, é considerado uma família tipográfica.

Quanto o conjunto de letras agrupadas por determinado tamanho ou peso (10 pt. bold, por exemplo), chama-se de fonte. Então, Bodoni 10 pt. bold e Bodoni 14 pt. italic seriam duas fontes diferentes, mas pertencentes à mesma família tipográfica.

Para a maioria das atuais aplicações do design gráfico, as expressões são permutáveis, fontes são as representações digitais de famílias tipográficas que podem ser escolhidas com um simples clique. Então, a menos que você esteja falando com um especialista e queira impressioná-lo com seu conhecimento em tipografia, não precisa se preocupar com as diferenças.

Fique por dentro

Receba nossas novidades em seu email

Atendimento

21 2792-5000

Onde estamos

Av. Gov. Celso Peçanha, 114
Mesquita, RJ.

Mídias Sociais

Universo Digital © 2018. Todos os direitos reservados.